FPF promove Arouca e Vizela à Segunda Liga
- DesPorto
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Por: Roberta Vieira
A decisão foi anunciada este sábado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que alega a impossibilidade da realização do play-off.

Foto: Maisfutebol/TVI24
O FC Arouca, da Série B, e o FC Vizela, da Série A, do Campeonato de Portugal foram este sábado indicados pela Federação Portuguesa de Futebol para ascender à Segunda Liga portuguesa.
A justificação apresentada pela maior entidade do futebol português prendeu-se com o facto de, segundo os próprios, não ser possível a realização do tradicional play-off que decide as subidas ao segundo escalão do futebol nacional. Deste modo, os pontos foram o critério decisivo para a atribuição da subida, uma vez que o Arouca e o Vizela somavam o maior número de pontos da competição.
“(…) a Direção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos”, afirmou o organismo em comunicado.
Na reação à decisão da FPF, o FC Vizela manifesta a vontade de tal feito ter ocorrido dentro de campo, mas não esconde a felicidade com a decisão, afirmando mesmo que esta é "inteiramente merecida".
"É certo que prefeririamos subir no relvado e festejarmos todos juntos nas rua de Vizela, mas temos a certeza de que esta subida é inteiramente merecida e já teria acontecido há dois anos se o modelo competitivo do Campeonato de Portugal fosse mais justo!", pode-se ler no comunicado emitido no site do emblema do distrito de Braga.
Já os arouquenses pronunciaram-se através da rede social Facebook, na qual manifestam naturalmente o seu contentamento, enaltecendo, ainda, a "atitude digna e honrosa" da FPF.
"Antes de mais, não podemos deixar de enaltecer a atitude honrosa e digna da Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do seu Presidente, que honrou o seu compromisso em indicar dois clubes à II Liga", afirmou a diração do clube de Arouca.
À data da suspensão do Campeonato de Portugal, o Vizela liderava a tabela da Série A com 60 pontos, enquanto o Arouca, na Série B, somava 58. Fora ficaram os líderes Praiense, da Série C, com 53 pontos e o Olhanense, da Série D, com 57.
A FPF, lembre-se, deu por encerradas “todas as provas nacionais seniores não-profissionais que organiza” no passado dia 8 de abril devido ao surto de Covid-19.
Comentários